Skip to main content

Instituto Pedro Nunes e Centro de Competências para a Informação Geoespacial assinam protocolo de colaboração

A Incubadora do Instituto Pedro Nunes (IPN) e o Centro de Competências para a Informação Geoespacial (CGEO) assinaram, no dia 11 de dezembro, um protocolo de colaboração que marca o início de uma parceria estratégica para o desenvolvimento de atividades inovadoras e de apoio ao empreendedorismo na Região de Coimbra.

A cerimónia, que decorreu na Incubadora do IPN, contou com a presença de João Gabriel Silva, Presidente do IPN, Emílio Torrão, Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), Jorge Custódio e Rui Simão (Presidente e Vereador da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, respetivamente) e Jorge Brito (Secretário Executivo da CIM-RC).

Este protocolo resulta da convergência de interesses em áreas como a gestão do território, a inovação tecnológica e o empreendedorismo. A parceria tem como objetivo promover o desenvolvimento económico e social da região, com especial destaque para a utilização e exploração de dados geoespaciais, que serão fundamentais na criação de novos negócios e soluções inovadoras.

O CGEO, liderado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, nasceu no âmbito do Programa de Valorização do Interior e tem como objetivo principal apoiar a expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado (eBUPi). Tem como missão impulsionar a inovação no tratamento e conservação de dados geoespaciais, promovendo também a capacitação de recursos humanos e a implementação de políticas públicas. 

Com o apoio da IPN Incubadora, este centro ganhará uma nova dinâmica, ao fomentar a criação de empresas inovadoras e disponibilizar os meios necessários para a incubação de ideias e projetos empresariais.

Este protocolo visa, acima de tudo, a dinamização do ecossistema local, com o objetivo de fortalecer o tecido empresarial da região, estimulando a criação de novas empresas e a implementação de soluções inovadoras que respondam aos desafios locais e globais.