CGEO presente no Encontro Nacional de Infraestruturas de Informação Geográfica
No dia 5 de dezembro, o CGEO esteve presente no Encontro Nacional de Infraestruturas de Informação Geográfica (ENIIG), promovido pela Direção-Geral do Território no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra.
Com o tema "Infraestruturas de Informação Geográfica para Territórios Inteligentes", o evento destacou o papel central dos dados geográficos no desenvolvimento de territórios mais inteligentes e sustentáveis.
A criação de Territórios Inteligentes depende da utilização estratégica de informação geográfica, essencial para monitorizar, planear e dinamizar os territórios de forma eficiente e sustentável. Essa abordagem envolve a adoção de tecnologias como Smart Cities, big data, computação em nuvem e Internet das Coisas, aliadas às Infraestruturas de Informação Geográfica (IIG), que garantem acesso organizado, integrado e interoperável aos dados, frequentemente por meio de APIs.
As Regiões Autónomas, as CCDRs e outras entidades regionais têm um papel central na coordenação dessa transformação, articulando-se com municípios e agentes locais para enfrentar os desafios do desenvolvimento regional. Este tema foi debatido na mesa-redonda “Desafios dos territórios inteligentes à escala regional” no ENIIG 2024.
Esta iniciativa foi, desta forma, uma oportunidade para partilhar conhecimentos e debater desafios e soluções no âmbito das IIG e da Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes (ENTI).