Skip to main content

CGEO presente na 17.ª edição do BUPi Envolve em Coimbra

O Centro de Competências para a Informação Geoespacial (CGeo) marcou presença na 17.ª edição do BUPi Envolve, evento realizado ontem, dia 28 de novembro, no Convento de São Francisco, em Coimbra. Esta iniciativa reuniu técnicos habilitados do Balcão Único do Prédio (BUPi) de várias regiões do país, com o objetivo de promover a partilha de experiências, boas práticas e fazer o balanço dos resultados alcançados até ao momento no âmbito do projeto.

Um dos momentos de destaque foi a apresentação de um estudo sobre o impacto do BUPi e do Sistema de Informação Cadastral Simplificado (SICS) na mitigação de incêndios, da autoria de Catarina Frade e Ernesto de Deus, do Centro de Estudos Sociais e da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. O estudo mostrou que a gestão de combustíveis em terrenos incluídos no "cadastro simplificado da propriedade rústica" tem um impacto significativo no comportamento do fogo, particularmente nas Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP), reforçando a relevância do cadastro BUPi em áreas estratégicas para a prevenção de incêndios.

O evento incluiu ainda um painel de debate com especialistas de várias instituições e regiões do país, que abordaram o contributo do BUPi e do SICS para o conhecimento e ordenamento do território. Virgínia Manta, chefe de Divisão de Informação Geográfica e Cadastral da Câmara Municipal de Coimbra, apresentou os primeiros resultados obtidos no planeamento com base no BUPi, reforçando o impacto positivo do projeto na gestão territorial.

A cerimónia de entrega dos Prémios BUPi 2023 foi outro momento relevante, com o reconhecimento do esforço de municípios e técnicos que se destacaram ao longo do ano. Entre os premiados, destacam-se os municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, como Mira, que venceu na categoria Proximidade, Góis, que recebeu uma Menção Honrosa na mesma categoria, e Lousã, distinguida na categoria Boas Práticas de Atendimento. Na Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, os municípios de Pombal e Leiria foram reconhecidos, alcançando o segundo e terceiro lugares, respetivamente, na categoria Produtividade. Foi, igualmente, entregue um Prémio SIG ao Município de Vila de Rei da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa.

O vídeo da sessão pode ser visualizado aqui.