Como os satélites estão a ligar a Europa: a bordo do Connecting Europe Express
No dia 2 de setembro, partiu de Lisboa uma viagem muito especial: o Connecting Europe Express (CEE). Este comboio simbólico vai percorrer mais de 20.000 quilómetros e fazer mais de 100 paragens em toda a Europa antes de chegar a Paris, a 7 de outubro.
Mais do que uma simples viagem, esta iniciativa da Comissão Europeia celebra o Ano Europeu do Transporte Ferroviário e pretende sensibilizar para os benefícios ambientais do comboio, ao mesmo tempo que destaca os desafios que o setor enfrenta.
E, como não podia deixar de ser, o Espaço da União Europeia também viaja a bordo.
Galileo e EGNOS: o espaço ao serviço dos caminhos de ferro
Para acompanhar o percurso do Connecting Europe Express em tempo real, o comboio está equipado com um dispositivo Galileo e EGNOS, que retransmite a sua posição precisa ao longo de toda a viagem.
Estes sistemas de navegação por satélite da União Europeia fornecem dados de posicionamento, temporização e sincronização, essenciais para garantir informação atualizada aos passageiros e melhorar a eficiência das operações ferroviárias.
Assim, cada vez que consulta um painel de horários ou acompanha o estado de um comboio no ecrã, há uma grande probabilidade de haver tecnologia espacial europeia a trabalhar nos bastidores.
O mapa interativo do CEE, alimentado por dados GNSS da UE, permite seguir o comboio ao longo da sua viagem, uma demonstração prática de como o espaço está literalmente a ligar a Europa.
Uma viagem pela Europa e pelo futuro dos transportes sustentáveis
Viajar de comboio é sinónimo de paisagens deslumbrantes, conforto e sustentabilidade. O transporte ferroviário é amplamente eletrificado e representa apenas 0,4% das emissões de gases com efeito de estufa do setor dos transportes da UE — que, no total, é responsável por cerca de 25% das emissões europeias.
Com mais de 201.000 quilómetros de linhas, a Europa tem a segunda maior rede ferroviária do mundo, logo a seguir aos Estados Unidos.
O Connecting Europe Express mostra o resultado dos investimentos europeus em infraestruturas ferroviárias, investimentos que beneficiam cidadãos, empresas e o ambiente.
No entanto, persistem desafios:
- A existência de diferentes sistemas de sinalização e controlo de velocidade;
- Três bitolas distintas de via (ibérica, padrão e báltica), que dificultam a plena interoperabilidade entre países.
O objetivo a longo prazo é harmonizar e modernizar estas redes, promovendo uma Europa ferroviária verdadeiramente conectada.
ERTMS: o futuro digital do caminho de ferro europeu
Um dos projetos mais ambiciosos neste domínio é o Sistema Europeu de Gestão do Tráfego Ferroviário (ERTMS), o maior projeto industrial ferroviário da UE.
Este sistema visa substituir os diversos sistemas nacionais de controlo de comboios por uma solução única e coordenada, aumentando a segurança e eficiência do transporte ferroviário europeu.
Os dados de satélite do Galileo e EGNOS são uma peça-chave neste futuro. Atualmente, a localização dos comboios depende de “balizas” instaladas na via, que implicam custos elevados de produção e manutenção. Com o ERTMS e os sinais GNSS, será possível reduzir custos, melhorar a fiabilidade e aumentar a precisão da localização dos comboios.
Empresas como a Alstom já estão a integrar soluções baseadas em GNSS para detetar, em tempo real, a posição e velocidade dos comboios com segurança certificada.
Copernicus: monitorizar as linhas férreas a partir do espaço
O contributo do Programa Espacial da UE não se limita à navegação.
O Copernicus, programa europeu de Observação da Terra, fornece imagens e dados óticos que ajudam a gerir e proteger as infraestruturas ferroviárias.
Estes dados permitem, por exemplo:
- Detetar deslizamentos de terra ou subsidência do solo junto a túneis e linhas férreas;
- Monitorizar a vegetação que cresce junto às vias, prevenindo riscos para as operações;
- Apoiar o planeamento e manutenção preditiva das redes.
Assim, do espaço ao solo, o programa espacial europeu está a transformar a forma como a Europa se move — de forma mais segura, eficiente e sustentável.
União Europeia: a caminho de um futuro mais conectado
O Connecting Europe Express é muito mais do que um comboio: é um símbolo da cooperação europeia, da inovação tecnológica e da visão de um continente interligado, onde o espaço e o transporte trabalham lado a lado para servir as pessoas e o planeta.
Cada quilómetro percorrido é um passo rumo a uma Europa mais verde, conectada e resilientem, onde Galileo, EGNOS e Copernicus são parte da viagem.